segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Jeniperus Communis (Zimbro)

DESCRIÇÃO DA PLANTAEsta planta assemelha-se ao pinheiro, e pode chegar a 5 metros de altura. Suas folhas, (como as do pinheiro), são pontiagudas, suas flores, verde-amareladas, e os frutos, de sabor entre o adocicado e o amargo, são redondos e escuros em formato de bagas carnosas que nascem verdes, e quando amadurecem (após três anos), tornam-se pretas, as quais possuem em seu interior três sementes extremamente aromáticas e de sabor marcante.
AROMA E SABORO aroma e sabor extremamente marcante vem das sementes e é levemente adocicado.
ORIGEMOriginário da Europa temperada e da Ásia.
COMPOSIÇÃO
PROPRIEDADES
- anti-sépticas (fruto)- calmantes (fruto)- digestivas (fruto)- diuréticas (fruto)- Obs: por conter componentes tóxicos, não deve ser ingerido por gestantes ou lactentes
FUNÇÕES TERAPÊUTICASHISTÓRICO E CURIOSIDADES
PARTES USADASFruto e sementes.
FORMAS EM QUE SE ENCONTRAPode ser encontrado em pó ou desidratado, no entanto as suas bagas frescas podem ser adicionadas aos alimentos, inteiras ou moídas.
COMO CONSERVARPara conservar a intensidade do seu aroma e sabor, guarde este fruto em recipientes de vidro hermeticamente fechados, ou em embalagens plásticas próprias para alimentos.
CURIOSIDADES MÍSTICASO aroma do óleo essencial do zimbro combate o nervosismo, medo, preocupação desgostos, perturbação mental, acesso de fobias e sono agitado.
USO GERALÈ muito usado como aromatizante de bebidas, como o gim, além de tempero para vários pratos.Na cosmética, é usado no tratamento de acne, ferimentos, infecções, eczemas e celulite.
USO INDICADO EM ALIMENTOS- conservas- marinados- carne de porco- aves

3 comentários:

vieira calado disse...

Sou dos que o utiliza.
É excelente para as fatias de carne de porco no forno.
Um abraço

vieira calado disse...

Vejo que me associou ao blog que visita.
Mas... eu não sei fazer isso, para também me associar ao seu.
Sou um fraco utilizador.

Um abraço.

Mª Jose M. disse...

OBRIGADA ;) Mas.... para mim a musica também é mto bonita
De-me uns dez minutos e dp passe de novo
Vou fazer um passe de magica!!

Acredito que concordará comigo!!
E,,,, este comentario... não vem a propósito!Pode apagar dp de ler


Ah! e ja agora ...este é o mais velhinho que parece na hora de ter um fim.... nao sei --- http://alem-do-horizonte.blogs.sapo.pt/
MJ